segunda-feira, 18 de junho de 2012

Imigração Japonesa


Hoje é dia da Imigração Japonesa ( 18/Junho )

No ano de 2005, sob a Lei nº 11.142, foi instituído o Dia Nacional da Imigração Japonesa no Brasil.
A chegada ocorreu em 1908, no navio Kasato Maru, em Santos (SP), e trouxe a bordo 781 pessoas, aproximadamente 158 famílias.
O ato foi assinado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e pelo ministro da Cultura interino, João Luiz Silva Ferreira.
No ano de 2012, comemoramos aqui no Brasil 104 anos da imigração Japonesa.

Curiosidades:

- Estados brasileiros com maior porcentagem de descendentes de japoneses: São Paulo (1,9%), Paraná (1,5%) e Mato Grosso do Sul (1,4%).
Atualmente, existem no Brasil 1,5 milhões de japoneses e descendentes, sendo a maior população nipônica fora do Japão, 80% no Estado de São Paulo, e a maioria na capital. Outros focos importantes de presença japonesa no Brasil são o Paraná, o Pará e o Amazonas (Ilha do Careiro).

Vamos falar um pouco de Cultura

A cultura do Japão evoluiu enormemente com o tempo, da cultura do país original Jomon para sua cultura híbrida contemporânea, que combina influências da Ásia, Europa e América do Norte. Depois de várias ondas de imigração do continente e Ilhas do Pacífico, os habitantes do Japão experimentaram um longo período de relativo isolamento do resto do mundo sob o Xogunato Tokugawa até a chegada dos Navios negros da Era Meiji. Como resultado, uma cultura distintivamente diferente do resto da Ásia desenvolveu-se, e resquícios disso ainda existem no Japão contemporâneo.
No último século, a cultura japonesa foi também influenciada pela Europa e pela América.
Apesar dessas influências, o Japão gerou um complexo único de artes (ikebana, origami, ukiyo-e), técnicas artesanais (bonecas, objetos lacados, cerâmica), espetáculo (dança, kabuki, noh, raku-go, Yosakoi, Bunraku), música (Sankyoku, Joruri e Taiko) e tradições (jogos, onsen, sento, cerimónia do chá), além de uma culinária única.
Ikebana, também conhecido como KADO


Origami  ( feito com uma nota de um dolar )


Ukiyo-e ( é a estampa japonesa )



O Japão moderno é um dos maiores exportadores do mundo de cultura popular. Os desenhos animados (anime)s, histórias em quadrinhos (mangá), filmes, a cultura pop japonesa - literatura e música (J-pop) conquistaram popularidade em todo o mundo, e especialmente nos outros países asiáticos.
Os animes e os mangás fazem parte de cultura japonesa, e é muito lido pelos "nerds" do mundo inteiro. Nesse site, você encontra vários tipos de mangas, para todos os gostos !
E alem de historias tem os desenhos, alguns muito conhecidos, como Naruto, Sakura, Yugioh, entre outros muito conhecidos.

Um pouco da Culinária 

A culinária japonesa desenvolveu-se ao longo dos séculos como um resultado de muitas mudanças políticas e sociais no Japão. A culinária eventualmente passou por um processo de evolução com o advento da Idade Média, que marcou o início da expansão do elitismo com a era do domínio Xogum. No começo da era moderna, mudanças significantes ocorreram, resultando na introdução de elementos de culturas não-japonesas, principalmente da cultura ocidental, no Japão.
O termo culinária japonesa significa a comida japonesa tradicional, semelhante àquela já existente antes do final do sakoku (política de isolamento do Japão), em 1868. Em um sentido mais amplo, pode incluir alimentos cujos ingredientes ou métodos de preparo foram posteriormente introduzidos do exterior, mas que foram desenvolvidos por japoneses de forma diferente. A cozinha japonesa é conhecida por dar importância à sazonalidade dos alimentos, qualidade dos ingredientes e apresentação. O Guia Michelin concedeu mais estrelas aos restaurantes das cidades japonesas do que para qualquer outro país do mundo (Somente Tóquio tem mais estrelas do que Paris, Hong Kong, Nova Iorque, Los Angeles e Londres juntas).
Aqui no Brasil,há muitos restaurantes bons japoneses, embora eu não goste muito da comida japonesa, já fui em restaurantes que fui super bem atendida, e o salmão grelhado estava maravilhoso.
Da para todo mundo curtir o dia de hoje, em um bom restaurante japonês, para comemorar esse dia dedicado a eles no Brasil ? Uma boa ideia para curtir o namorado e/ou a família um pouquinho mais, em um lugar diferente.
Nesse site aqui você encontra o restaurante mais perto de você !
Aqui algumas dicas de restaurantes japonês :

Koto Sushi ( eu não sei por que mas eu sempre li Kojo )
Pompéia - São Paulo
(11) 2501-5428
R. Barão do Bananal, 1.024
Pompéia
São Paulo - SP

Aka Momiji
Tel. (11) 5017-9786
Av. Dr. Luis Rocha Miranda, 163
Jabaquara - São Paulo - SP


Japengo Stera
Tel. (11) 3823-2378
Av. Higienópolis, 618 - Loja A09 - Piso Buenos Aires
Shopping Higienopolis
Higienópolis - São Paulo - SP

A Caligrafia 
Vemos por ai muita gente com tatuagem em japonês não é, é uma escrita muito bonita, embora muita gente não entenda o que está escrito apreciam pelo simples fato de ser algo bem bonito de se ver.
A língua japonesa, fluída e escrita com pincel, levou ao desenvolvimento de uma complexa técnica de caligrafia. A arte caligráfica costuma ser muito esotérica para as exposições do ocidente, além da exposição geral ser muito limitada. Entretanto, nos países do leste asiático a produção gráfica de um texto é vista como uma forma de arte tradicional, bem como um jeito de transmitir informações por escrito. A obra escrita pode consistir de frases, poemas, histórias ou apenas simples ideogramas. O estilo e o formato da escrita podem imitar conceitos subjetivos, até mesmo o ponto da textura e a velocidade das pinceladas. Pode-se gastar mais de cem tentativas para produzir um efeito desejado em um único ideograma, mas o processo de criar a obra é considerado uma arte em si mesma, além do próprio produto final.
Nesse site você escreve seu nome, e ele sai em Japonês, para quem sempre teve curiosidade de saber como se escreve seu nome

Diferente né ? 

Agora minha parte favorita, vamos falar de Moda
A moda do Japão ela é bem diferente.
O vestuário tradicional deles são os kimonos, e tem de vários tipos e cor, e cada um tem seu significado, e cada um usa o kimono de acordo com o que é, casada solteira.

O vestuário japonês distingue o Japão de todos os outros países do mundo. A palavra japonesa kimono significa "algo que alguém veste" e ele é a roupa tradicional do Japão. Originalmente, a palavra kimono era usada para todos os tipos de roupa, mas com o passar do tempo, ela passou a se referir especificamente ao vestido longo também conhecido como "naga-gi", significando "longo vestido", que é ainda hoje usado em algumas ocasiões especiais por mulheres, homens e crianças. Kimono e todos os outros itens do vestuário tradicional japonês são conhecidos coletivamente como "wafuku", que significa "roupas japonesas, em oposição a "yofuku" (vestiário ocidental). Existe uma grande variedade de cores, estilos e tamanhos. Os homens geralmente usam cores mais escuras, enquanto mulheres tender a usar cores mais brilhantes e, especialmente para mulheres mais jovens, frequentemente com desenhos florais ou abstratos.
O kimono de uma mulher que é casada (Tomesode) difere do kimono de uma mulher que não é casada (Furisode). O Tomesode distingue-se por que os seus desenhos não aparecem acima da cintura. Já o Furisode pode ser reconhecido por suas mangas extremamente longas, que medem entre 39 e 42 polegadas. É também o kimono mais formal que uma mulher solteira usa. O Furisode indica não só sua idade, mas também que é solteira.
O estilo de kimono também muda com o passar das estações. Na primavera, os kimonos possuem cores vibrantes com flores bordadas neles. No outono, as cores já não são tão brilhantes, com desenhos da estação. Kimonos de flanela são idéias para o inverno, pois são feitos de um material mais pesado que ajuda a reter o calor. Um dos mais elegantes kimonos é o Uchikake, umlongo vestido de seda usado em cerimônias de casamento. O uchikake é normalmente decorado com desenhos de pássaros e flores usando fios de prata e ouro.
Kimonos não são feitos em tamanhos específicos como a maioria das vestimentas ocidentais são. Os tamanhos são apenas aproximados e uma técnica especial é usada para ajustar a roupa apropriadamente.


Mas essas são as roupas tradicionais do japão, e não a moda, eles são super bem vestidos.
E as tendencias de lá são lindas, na loja cherry store, ESSA LOJA É LINDA, e tem todas as tendencias de lá, as roupas mais bonitas.


As Lolitas

Classical Lolita: As principais cores são tons sóbrios como o bege, o vinho e o marfim.
Sweet Lolita: As cores mais comuns são o rosa, azul e outras cores, mas sempre em tons pastéis, estampas de animais e outras que remetam às crianças.
Deco Lolita: é um estilo que utiliza acessórios muito coloridos e exagerados, como fivelas para cabelo, perucas e muitas pulseiras.
Country Lolita: é a roupa com referências campestres, com estampas florais e de frutas.
Shiro Lolita: é a lolita com roupas toda brancas, sem nenhum acessório de outra cor. Shiro, em japonês, significa branco.
Kuro Lolita: é o oposto do shiro lolita, que veste somente branco. Neste caso, a menina se veste somente de preto.

Alguns Looks inspirados na moda Japonesa :


A moda japonesa tem influenciado muito aqui na Brasil as saias, as toucas hipster, são todas baseadas no estilo japonês. eles estão sempre em nossa frente.
Curtam esse dia de uma maneira diferente, homenageando esse povo tão inteligente e estiloso.

Tenham um ótimo dia da Imigração Japonesa !

0 comentários:

Twitter Facebook Digg Stumbleupon Favorites More