sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Dia da Nuticionista - 31 de Agosto

Olá meninas, sei que estamos muito ausentes, mas prometo melhorar, venho falado isso ultimamente, mas sem resultados, mas prometemos melhorar, e voltar com nossos posts diários.
Vamos ao que interessa.

Hoje é o dia da Nutricionista ... Queremos agradecer a todos os nutricionistas, que cuidam para manter nossa saúde e bem estar sempre.

Hoje vamos contar pra vocês, das perguntas que todos querem fazer aos nutricionistas, mas fazem, vamos lá ?  Separei algumas perguntas interessantes.




Por quê se fala tanto que é importante comer de 3 em 3 horas?

Três horas é o tempo que nosso corpo leva para digerir, absorver, transportar e utilizar o que comemos. Depois desse tempo, é preciso abastecer novamente, como fazemos ao colocar combustível no carro. O carro, sem combustível, pára e pronto. Mas nosso sábio corpo, diminui o gasto e retira das RESERVAS (aquelas que ele guardou quando sobrou) a energia que precisa.

A má notícia é que se isso acontece com muita frequência, ocorre uma grande confusão metabólica. Não podendo prever quando receberá seu combustível (o alimento), passamos a gastar cada vez menos energia e, por isso, passa a sobrar cada vez mais para engordar os depósitos de gordura.

E isso não é tudo. Tem ainda os picos de hipo e hiperglicemia que são situações que, além de deixar você cansado, indisposto, sonolento e com baixo rendimento, ainda pode desequilibrar a liberação de insulina e o controle da glicemia, a longo prazo, causando doenças metabólicas.

Espero ter ajudado.

Nutricionista Dr(a). Hevoise Fátima Papini São Paulo - SP


Existe dieta para quem não malha ou não faz nenhuma atividade física?

Independente de realizar ou não atividade física, o cuidado com a alimentação é importante à todas as pessoas, trazendo vários benefìcios à saúde como a diminuição do colesterol, do triglicérides e da glicemia (taxa de açúcar no sangue), evitando várias doenças. O processo de reeducação alimentar tem como objetivo a melhora da alimentação em relação a quantidade e qualidade.

Seguem 5 ótimas dicas para você:
- Realize as refeições em ambiente calmo, mastigue bem os alimentos, comendo devagar
- Evite o consumo frequente de frituras e alimentos gordurosos como pele de frango, linguiça, salsicha, presunto, mortadela, bacon, toucinho, salgados fritos (coxinha, risóles, quibe, etc), maionese, creme de leite, pizza e salgados de pacote
- Evite a ingestão excessiva de açúcar e de doces em geral
- Alimente-se a cada 3 horas com pequenas porções de alimentos em cada horário
- Consuma cerca de 2 litros de líquidos ao dia (principalmente água) e inclua frutas, legumes e verduras na alimentação diária.

Caso não consiga frequentar uma academia, tente pelo menos realizar caminhadas em alguns dias da semana. Espero que essas dicas possam ser úteis em seu dia a dia. Um abraço.

Nutricionista Dr(a). Salete Santos da Hora Crecencio São Paulo - SP

Produtos diet e light são recomendados para crianças?

A maior preocupação na hora de oferecer esses produtos às crianças deve ser com relação aos adoçantes artificiais. Crianças que ingerem esses produtos em excesso podem sofrer com disfunções no fígado ou rim, por exemplo, por causa dos resíduos tóxicos dos adoçantes artificiais.

A melhor saída, se não quer oferecer açúcar refinado ao seu filho, é substituir por açúcar mascavo. E de maneira geral, as crianças têm necessidades nutricionais diferentes dos adultos. O excesso de gorduras não é recomendado, mas elas são necessárias para o desenvolvimento e crescimento da criança e não devem ser restringidas com o consumo de alimentos zero gordura ou mesmo leites desnatados ou semi desnatados.

Os produtos diet foram desenvolvidos para quem sofre de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão. Portanto, se seu filho não tem diabetes, ele não precisa e não deve consumir produtos diet.

Com relação aos produtos light eles podem ser indicados para crianças com excesso de peso, em dieta de emagrecimento. Mas ainda assim, seu consumo não deve ser irrestrito e o pediatra e nutricionista devem sempre ser consultados. Simplesmente substituir alimentos "comuns" por light na tentativa de diminuir o peso do seu filho não é indicado, o ideal é que aposte na reeducação alimentar.

Aumente a oferta de frutas, verduras, legumes, e restrinja o consumo de refrigerantes, salgadinhos, biscoitos recheados, lanches muito gordurosos. Dessa maneira, seu filho terá uma alimentação saudável, balanceada e eliminará peso, caso necessite, sem prejudicar sua saúde e desenvolvimento.


Nutricionista Dr(a). Camila Rebouças de Castro São Paulo - SP

Alimentos à base de cafeína fazem mal para hipertensos ou pessoas que tomam calmantes?

Faz mal sim, "se consumido em excesso". A cafeína é um estimulante do sistema nervoso central, ou seja, ela aumenta o trabalho da nossa mente e de outras partes do nosso corpo, como o coração por exemplo . Porém, se consumida em excesso ela causa ansiedade, insônia, irritabilidade, aumento dos batimentos cardíacos. Dessa forma, se você utiliza algum calmante, o ideal é ficar bem atenta quanto ao consumo de cafeína. Procure saber com o seu médico qual tipo de interferência a cafeína causará com o tipo de calmante que você usa. Com relação a hipertensão, ela pode levar a um aumento da pressão, já que ela é estimulante também para o coração.

Nutricionista Dr(a). Meirielly dos Reis Novaes Serra - ES


As mulheres devem ter alimentação diferente dos homens?

Homens e mulheres, apesar de não terem o hábito em função da cultura alimentar do mundo ocidental, precisam se alimentar de forma diferente, mas com um objetivo comum: agir preventivamente contra as doenças gerais e específicas de cada gênero. Em função de patologias que acometem mais as mulheres e vice-versa, alimentos podem contribuir ou não com essa prevenção. A alimentação em geral deve ser equilibrada, tanto qualitativamente quanto quantitativamente, de forma individualizada. Para isso, vários fatores devem ser considerados na hora da elaboração do cardápio: peso, altura, sexo, idade, compleição óssea, atividade física e intelectual, fator estresse, patologias de base, hábitos alimentares e riscos nutricionais. Os alimentos contidos nas refeições do dia-a-dia têm a mesma propriedade para todas as pessoas, no entanto, os benefícios reais de cada alimento dependerão das necessidades nutricionais de cada um, bem como dos hábitos de vida.

Nutricionista Dr(a). Camila Zago São Paulo - SP

Faço dieta de baixas calorias, pratico musculação, mas ganhei peso. E agora?

Na verdade, você não está fazendo nada de errado. O que provavelmente está acontecendo, é que o seu corpo está reagindo com os benefícios da atividade física. Você perde em massa "gorda" e ganha massa "magra", ou seja, os músculos. Isso pode ser verificado numa avaliação física realizada por um Nutricionista ou até mesmo um Personal Trainer. Só fique atento para verificar se a quantidade de calorias que está ingerindo condiz com o tempo de atividade física realizada diariamente, ok? Por isso, é importante procurar um Nutricionista para que esse cardápio esteja adequado.

Nutricionista Dr(a). Thais Tami Nogi de Almeida São Paulo - SP

Tomo um suco misto todas as manhãs e tenho algumas dúvidas

Essa mistura não irá te fazer mal e nem fazer com que emagreça (desde que sua dieta não seja restrita ao longo do dia, ou seja, vai depender da sua ingestão calórica diária total). Este suco está perfeito! As frutas e as folhas irão fornecer vitaminas antioxidantes, ferro e outros nutrientes. O amaranto e a quinua são fontes importantes de cálcio, ferro, zinco e proteínas. E a linhaça é fonte de ômega-3 e 6, vitamina E e outros nutrientes. Por conter todos estes nutrientes, é que você percebe que seu dia tem mais energia. Continue assim!

Nutricionista Dr(a). Carol Sessa Vila Velha - ES

A nutrição pode ajudar no tratamento da celulite?

A nutrição tem papel importantíssimo no tratamento da celulite. O uso de macro nutrientes, micronutrientes, fitoterápicos entre outros atuando nos agravantes e na causa.  Sempre havendo uma conduta distinta para cada fator predisponente a celulite e principalmente a sua conduta individual. Vou tentar explicar alguns detalhes de forma bem simples para entendermos um pouco como acontece cada coisa:

A constipação Intestinal é um fator predisponente da celulite. O bolo fecal, quando parado no intestino, gera a liberação de substâncias tóxicas que normalmente não são absorvidos, diminuem a imunidade do indivíduo assim prejudicam a absorção de vitaminas lipossolúveis e as toxinas que ao invés de serem eliminadas são absorvidas e muitas delas vão para a corrente circulatória. Entre vários outros fatores, este faz com que a celulite apareça neste indivíduo. Para controlar este efeito tóxico da constipação intestinal na celulite devemos fazer com que nosso intestino funcione de forma adequada. Para isso, devemos incluir na nossa alimentação: fibras insolúveis, probióticos e prébióticos.

Estudos demonstram que pessoas com celulite têm gordura corporal localizada ou total aumentada. O excesso de carboidratos simples, gorduras, refrigerantes contribuem para o excesso da gordura corporal total encontrada. Dessa forma, devemos priorizar uma alimentação de qualidade nutricional e que tenha a quantidade adequada para você.

A má circulação também predispõe o aparecimento da celulite, assim necessitamos incluir os bioflavonóides na alimentação e os principais alimentos ricos em bioflavonóides que atuam na circulação são a soja e a cebola. Também devemos introduzir alimentos ricos em vitamina B6 (germe de trigo, cereais integrais, banana, aveia, etc), B12 (carnes) e ácido fólico (folhas verdes, feijão, vagem, brócolis, espinafre, etc) limitando o consumo de sódio e açúcar.

Nutricionista Dr(a). Polyana Martinez Curitiba - PR

Nadar logo depois de comer faz mal: mito ou realidade?

Quando comemos, nosso corpo aumenta o fluxo de sangue nos músculos do sistema digestivo e, quanto maior a refeição, mais sangue (e oxigênio) é necessário para digeri-la. Assim, há menos sangue disponível para nossos braços e pernas. Dessa forma, imaginava-se que os exercícios físicos seriam uma prática arriscada durante a digestão.

Esse processo do fluxo sanguíneo é real, mas a preocupação é exagerada: o corpo tem mais sangue do que o necessário para dividir entre seu sistema digestivo e seus braços e pernas. Dessa forma, o risco de ter cãibras depois das refeições é muito baixo. Porém, se você resolve fazer exercícios dignos de um triatlo logo depois de uma refeição pesada (como aquele churrasco de domingo), pode realmente ter cãibras e até mesmo passar mal, então fique atento.

Nutricionista Dr(a). Flavio Viaboni Santo André - SP

O que é o salito? Satisfaz mais rápido, proporciona aumento de peso?

O "salito", na verdade, é um tipo de sal, o Salitre do Chile ou Nitrato de Sódio (NANO3), mineral bastante usado como conservante em algumas carnes e nos embutidos como linguiças, salsichas, salames, mortadelas, presuntos, pois lhes proporciona aquela coloração avermelhada considerada "atrativa" aos olhos do consumidor.

Essa substância é utilizada como adubo para plantas e foi muito utilizada em quartéis, mosteiros, presídios, por causar uma sensação de saciedade e redução da libido. No trato digestivo, o metabolismo do salitre gera as nitrosaminas, que são substâncias nocivas ao nosso organismo, facilitando o aparecimento de tumores, sendo, portanto, desaconselhado o seu consumo.

Há inúmeros alimentos saudáveis e saborosos que você pode incluir em sua alimentação e em suas preparações do dia-a-dia para lhe proporcionar, além da saciedade, saúde, como: aveia, linhaça, chia, vegetais folhosos, frutas, arroz integral, quinoa, amaranto, azeite extra-virgem, entre muitos outros. Lembre-se que com uma alimentação saudável, balanceada e equilibrada, o organismo bem-alimentado não sinaliza "necessidade" de consumir alimentos que nos farão mal, como frituras, salgadinhos, doces e etc.

Nem tudo o que é transmitido na Internet e outros veículos de informação, informações "boca-a-boca" devem ser seguidos de prontidão. Consulte sempre um nutricionista e um médico antes de consumir qualquer alimento ou medicamento duvidoso. Espero ter ajudado em sua dúvida, um abraço e muita saúde.

Nutricionista Dr(a). Rita de Cassia S. C. Caputi Rio de Janeiro - RJ

( Sempre tive a duvida do salito, mas nunca tive vergonha na cara de pesquisar o que é... rsrsr )

Bom meninas, essas perguntas eu encontrei no site Pergunte a nutricionista.

Lá com certeza vai tirar toda as sua duvidas.

Um beijo, e tenham um ótimo dia, e um ótimo fds !


0 comentários:

Twitter Facebook Digg Stumbleupon Favorites More