terça-feira, 10 de julho de 2012

Dia Mundial da Pizza


Oba... Pizzaaa
Hoje é o dia feito para homenagear nossa querida PIZZA, quem não adora uma pizzazinha, de mussarela ? HMMM


Como surgiu a pizza ?

Muita gente acha que a pizza é uma invenção dos italianos, pois não é. A história diz que a primeira pizza surgiu há mais de seis mil anos e era apenas uma fina camada de massa conhecida como ‘pão de Abrahão’, que os hebreus e egípcios consumiam.

A pizza como conhecemos hoje só surgiu quando os napolitanos introduziram o molho de tomate a receita, que era alimento de pessoas humildes do sul da região de Nápoles, na Itália, considerada o berço da pizza. Servida com ingredientes baratos, matava a fome da população.

Antigamente, as pessoas preparavam as pizzas e vendiam nas portas das casas. Com o tempo a receita foi evoluindo, os restaurantes começaram a surgiu até migrar para as pizzarias que conhecemos hoje. Dizem que a primeira pizzaria que se tem notícia se chamava Port’Alba, em 1830, e era ponto de encontro de artistas famosos da época.

No Brasil, a pizza chegou junto com os imigrantes italianos, por volta de 1930. Até os anos 50 era facilmente encontrada nos bairros dominados pelos colonos italianos, tornando-se com o tempo parte da cultura do país. Em1985, passou-se a comemorar o dia da pizza aos 10 de julho.


Na capital paulista, o bairro do Brás é conhecido por ter as mais tradicionais pizzarias e é onde as primeiras pizzas começaram a ser comercializadas no Brasil.


Aprenda a fazer uma pizza com massa diferente. 

Pizza de mussarela com presunto

Você vai precisar de:

½ embalagem de macarrão Argola da Adria
1 dente de alho, picado
3 ovos batidos
3 colheres (sopa) de farinha de rosca
2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
óleo para untar a forma
sal

Recheio:

2 xícaras (chá) de molho de tomate
300g de mussarela ralada
200g de presunto ralado
1 tomate cortado em rodelas finas
10 azeitonas pretas pequenas
orégano a gosto

Modo de Preparo:

- Numa panela grande, ferva 2 ½ litros de água com sal e cozinhe o massa. Para isso, coloque a massa e mexa de vez em quando, até que água volte a ferver. Deixe cozinhar de acordo com o tempo indicado na embalagem ou até que fique “al dente”, ou seja, macia, porém resistente à mordida.

- Escorra a massa, coloque numa tigela grande, acrescente o alho, os ovos batidos, a farinha de rosca, o queijo parmesão, uma pitada de sal e misture bem com a ajuda de dois garfos grandes e reserve.

- Unte com óleo uma forma média para pizza, acomode a massa, cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio (180ºC) por 10 minutos.

- Retire o papel-alumínio, espalhe por cima o molho de tomate e volte ao forno por mais 5 minutos.

- Retire do forno, junte o presunto, a mussarela, acomode as rodelas de tomate, as azeitonas, polvilhe orégano e volte ao forno para derreter a mussarela.

- Retire do forno e sirva a seguir.


Aproveitem o dia da pizza....




0 comentários:

Twitter Facebook Digg Stumbleupon Favorites More