quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Cabelos - Dicas para Manter o Liso por mais Tempo


Semanas atras demos dicas de qual alisamento fazer ( clique aqui para ler ), para aprender a escolher o seu.
Hoje vamos dar dicas de como manter seu cabelo liso por mais tempo, quer aprender  ? 

Cabelo Limpo!
Lavar o cabelo todos os dias tira a química do alisamento. Porém, deixá-los sujo é pior: a raiz levanta, enseba e você perde o efeito lisão.
Lave a cada dois dias e enxágue bem a raiz para soltar os fios. 

Passou, limpou!
Escova simples é aquela história: lavou, acabou! 
"Ganhe um dia extra do efeito lisão investindo num shampoo em spray de lavagem a seco", conta Gil Scawia, cabeleireiro do Nandi Hair, em São Paulo. 


Seque bem!
O desejo de quem faz alisamento é deixar os cabelos secarem ao vento. Mas saiba que o ideal é usar o secador, nem que seja só para tirar a umidade. "É que a progressiva é termoativada. O calor potencializa o processo de alisamento", explica Gil, fazendo com que o efeito liso dure mais tempo.

Escovada
A escova certa faz toda diferença. A do tipo raquete (quadradona) desembaraça os fios sem quebrar, logo depois de lavar. Seu tamanho também ajuda a distribuir a oleosidade natural ao longo dos fios, tirando-a da raiz. Cerdas unidas e naturais também ajudam a alisar e a dar brilho.

Friozinho bom
Truque de salão pra bombar a escova em casa: jogue um jato de ar frio do secador depois que fazer a escova. O choque térmico sela as cutículas e dá brilho. 

Hidratar é o segredo!
Alisou? Tem que hidratar a cada 15 dias! "Qualquer procedimento que muda a estrutura do fio elimina nutrientes. Hidratar repõe o que foi perdido", diz Gil. Lave a cabeça, aplique a máscara (menos na raiz) e faça um turbante com toalha por cinco minutos. Depois, lave bem.

Dieta da proteína
Os queridinhos dos cabeleleiros:
· Creatina: é uma proteína que protege cada fio e mantém o alisamento.
· Queratina: ativada com o calor do secador e da chapinha, fortalece o cabelo. Só não faça a "louca da queratina", pois o excesso pode deixar o cabelo duro.

Devagar com a tintura!
Se você pinta o cabelo e ainda faz progressiva, cuidado: é muita química. Use produtos para fios tingidos para protegê-los do desgaste e dê intervalos de 15 dias, pelo menos, entre a tintura e a progressiva. 

Chapa quente!
Chapinha é uma maravilha, mas tem restrições. Nada de usá-la por cima do cabelo sujo e muito menos passar óleo e aplicá-la. Vai fritar em vez de alisar! E há uma temperatura certa para cada tipo de fio. Pergunte ao seu cabeleireiro.

Concentração
Claro que Isis Valverde faz uma escova poderosa antes de gravar. Mas o segredo do liso lindão dela é usar, a cada 20 dias, uma ampola potente de hidratação. Se você já tem alisamento, escolha um produto para cabelos com química.

Não toque
OK, seu cabelo está macio, uma delícia, mas vamos parar já de ficar passando a mão nele a toda hora! Inclusive na hora de fazer chapinha, viu? Ainda que sua mão esteja limpa, você espalha a oleosidade de forma desordenada, deixando o cabelo pesadão. 

Liso, mas com balanço!
Você ama fio liso, mas não quer que ele fique chapadão.
Após a escova, penteie, passe spray que dê volume e maciez e bagunce com os dedos, puxando os fios pra baixo. Pronto! Liso e com bossa.


Olho na raiz
O alisamento começa a morrer pela raiz. Para combater, o cabeleireiro Renato indica não passar condicionador na raiz e secá-la bem quando lavar, pois ajuda a esticá-la e, assim, fica com menos volume.

Amigão do liso
Com os cabelos lavados e antes de secar, invista no leave-in de hidratação profunda, que deixa os fios bem maleáveis, mais coordenados e sem frizz.

Brilho extra
O efeito liso fica ainda mais potente aos olhos quando o cabelo refete a luz. Com ele seco, antes da chapinha, aplique um spray de brilho ou sérum de luminosidade para encorpar os fios e fazer o liso durar mais. 

Dupla proteção
O secador ativa o processo das progressivas e é fundamental em toda escova. Mas saiba que vale a pena investir em produtos que protegem o fio do calor. Eles tiram a umidade sem desidratar os fios e formam uma capa.

Shampoo matador
"Prefra xampus sem sal ou específcos para tingidos. Eles são menos agressivos e evitam que a química do alisamento se vá", explica Renato Rodriguez, do Salão Neci Diniz & Equipe. E passe longe dos antirresíduos, que abrem a cutícula e levam embora ainda mais rápido o alisamento e a coloração. 

Acordando linda
Fez escova normal no salão? Na hora de dormir, arme um coque bem fraquinho e prenda com elástico de tecido, que não marca o cabelo. Assim, você não amassa os fios. No dia seguinte, passe só um secador no cabelo, modelando rapidamente para dar movimento.

Dê um tempo
Para o cabelo ficar lindão liso, precisa estar forte. Não o sobrecarregue com progressivas e alisamentos, um atrás do outro. O ideal é dar um intervalo entre os processos. Se você não abre mão do alisado neste tempo, faça escovas semanais simples. 

Final feliz
Usar finalizador depois de fazer escova e chapinha impede que a umidade penetre nos fios. Estes produtos são a chave do sucesso, porque o shampoo só limpa, mas os finalizadores ficam no cabelo agindo por mais tempo.

0 comentários:

Twitter Facebook Digg Stumbleupon Favorites More