terça-feira, 26 de junho de 2012

Rio + 20



Para quem ainda está por fora a Rio +20 é a Conferência das Nações Unidas Sobre Desenvolvimento Sustentavél.
O maior dilema enfrentado pela nossa geração, como continuar tendo conforto e crescendo, sem destruir o planeta.
Segundo os organizadores " O objetivo da Conferência é a renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável, por meio da avaliação do progresso e das lacunas na implementação das decisões adotadas pelas principais cúpulas sobre o assunto e do tratamento de temas novos e emergentes."
As principais pautas foram:

  • A economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza; e
  • A estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável. 
 Teve inicio dia 13 de Junho e acabou dia 22 de junho, contou com a presença de chefes de estados dos países que fazem parte das Nações Unidas, (ONU).
Houve muitos protestos em frente ao local da conferência, pedidos como o fim de agrotóxicos, e alimentos transgênicos, a preservação de oceanos e praias, a reconstrução de florestas destruídas, o Greenpeace veio com um projeto para tornar o Ártico um santuário, proibindo escavação de petróleo e pesca insustentável. também se lutava para um saneamento básico, no brasil e em países pobres sem essa estrutura ( seus lixos e dejetos são jogados em rios e mares, sem tratamento).


Opiniões

Melhor frase do vizinho Evo Morales, presidente da Bolívia, lembrou que “não é possível que uma civilização de cerca 300 anos tenha conseguido destruir a vida harmônica que os povos indígenas desfrutaram durante mais de 5 mil anos”

"Dois anos e uma madrugada de negociações depois, os diplomatas no Rio decepcionam o mundo", afirmou Jim Leape, diretor-geral do WWF. Segundo ele, faltou visão e liderança aos diplomatas.

"De duas uma: ou o Brasil está dando aos EUA o que eles querem ou mudou de propósito (para forçar uma mudança por outros países)", disse Gianni, em alusão à oposição americana ao acordo.


"O texto sobre oceanos, que o Brasil esperava ver como um dos principais resultados da conferência do Rio, foi piorado em relação à versão anterior do documento" afirma Matthew Gianni, da ONG High Seas Alliance.

“Esse é um resultado que não deixou ninguém feliz, mas trabalhamos para fazer com que todos sejam iguais. Não trabalhamos para fazer as pessoas felizes. Se elas estão igualmente infelizes, estão felizes. Se uma pessoa está feliz e, outra não, isso não é bom”, disse Sha Zukang secretario geral ONU a respeito de criticas a Rio + 20.

"A presidenta está muito satisfeita, orgulhosa de termos realizado a Rio+20", disse o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho

 “Temos um texto e fizemos o possível para incorporar o máximo, inclusive negociações e consultas de último minuto. Quero agradecer a todos pelo espírito de cooperação e liderança” .Após a plenária da madrugada, o chanceler fez uma breve declaração à imprensa.

Fim da Conferência

Os negociadores disseram que no documento há de forma clara a recomendação para o fortalecimento do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) e indicações para que, no futuro, seja criado um órgão independente. Há ainda detalhes sobre a proteção das águas oceânicas e uma espécie de bloco destinado aos financiamentos, mas sem cifras exatas.

No entanto, ficará para outro momento de negociações a proposta do Brasil e dos países em desenvolvimento para a criação de um fundo específico para o desenvolvimento sustentável. A ideia era criar o fundo com recursos iniciais de US$ 30 bilhões, mas que até 2018 alcançaria US$ 100 bilhões.

Os representantes dos países ricos vetaram a proposta, alegando dificuldades econômicas internas. A União Europeia anunciou ontem à noite, por meio de declaração, que o ideal era levar as negociações para o nível de ministros, retirando o debate do âmbito de diplomatas e técnicos.

Os negociadores se dividiram ontem, ao longo do dia, em quatro grandes grupos dedicados às questões sem acordo. Houve debates sobre as fontes de financiamentos para a implementação das metas fixadas, as definições referentes à regulamentação das águas oceânicas, o fortalecimento do Pnuma e o detalhamento relativo à economia verde.

Em relação ao Pnuma, foram feitas duas alterações, incluindo o fortalecimento do programa e a possibilidade de ele ser ampliado e se tornar, no futuro, um organismo autônomo. A delegação brasileira defendia a criação imediata de um órgão independente incorporando o Pnuma, nos moldes da Organização Mundial da Saúde (OMS).

O capítulos destinado aos meios de implementação, que se referem aos mecanismos de financiamentos, devem mencionar citações diretas sobre fontes múltiplas (privadas, públicas e organismos internacionais). Mas, ao que tudo indica, segundo os negociadores, não haverá menções diretas sobre as cifras específicas.
( Texto retirado do site http://www.dci.com) 



Conclusão do Ta Eu Conto
Damos a chace da ONU e dos grande líderes mostrarem do que o ser- humano é capaz, será que é capaz de se redimir de seus erros, ou simplesmente encontra uma forma de mascarar tudo como tem feito até hoje.
Toda essa teoria pode dar certo, mas queremos resultados na prática, a economia é realmente desigual entre países, a PNUMA pode funcionar, a não ser que o mundo siga o exemplo da politica Brasileira e faça desse fundo uma "mesada". Verba o mundo tem sim, só esta nos bolsos errados. Cabe a cada um de nós fazer nossa parte, já devem estar cansados de ouvir isto, mas é a verdade, cabe a nós cuidar do nosso meio ambiente, e cuidar da nossa politica, começando pela sua cidade, escolhendo bons representantes para gritarem ao mundo sua palavra, e exigir os seus direitos, se isso não for cumprido você tem sim voz para reclamar, basta faze-la. 
Em questão do meio ambiente, é muito simples, seja menos porco, NÃO JOGUE LIXO NO CHÃO, CUIDE DA FAUNA E FLORA DA SUA CIDADE, RECICLE O SEU LIXO, ENSINE AS CRIANÇAS A SEREM MAS EDUCADAS, ESPALHE CULTURA, MOSTRE A VERDADE A FUTURAS GERAÇÕES. 
Pequenos gestos podem  mudar o mundo !

0 comentários:

Twitter Facebook Digg Stumbleupon Favorites More